COMUNICADO | Obras do Sistema Público de Esgotamento Sanitário de Mairinque-SP
Mais uma ampliação da rede coletora de esgotos irá eliminar o despejo mensal de 41.000.000 milhões de litros de esgoto sem tratamento no bairro Jardim Cruzeiro.
A Saneaqua, concessionária responsável pelos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Coleta e Tratamento de Esgotos em Mairinque, inicia na próxima quarta-feira, dia 06 de novembro, mais obras para ampliação do tratamento de esgoto no bairro Jardim Cruzeiro.
A obra será realizada na rua Raul Andrade Silveira e irá beneficiar 3.600 pessoas, em especial os moradores do Condomínio Residencial Castanheiras, eliminando o despejo de cerca de 41.000.000 milhões de litros de esgotos por mês sem tratamento e sanando o problema de mau cheiro que eventualmente incomoda os moradores.
Essa obra demonstra mais um grande ganho ambiental para a cidade, contribui para a preservação do Ribeirão Varjão e, consequentemente, do Rio Sorocaba.
A empresa destaca que todo o trabalho de ampliação da rede coletora de esgoto é acompanhado periodicamente com o objetivo de garantir a qualidade da obra e minimizar os transtornos. Além de 122.000 metros de tubulações já implantadas em toda a cidade de Mairinque, o sistema de esgotamento sanitário operado pela Saneaqua ainda compreende 07 estações elevatórias e 01 nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Vitória.
Atualmente, o município de Mairinque se destaca em comparação à grande maioria das cidades brasileiras com relação aos avanços dos últimos anos de seus indicadores de Saneamento. A Saneaqua leva água tratada de qualidade às torneiras de 100% da sua área de concessão. Com relação aos índices de esgotamento sanitário, o indicador de coleta de esgoto da cidade já atinge 77% e o índice de tratamento de esgoto avançou após a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória, saindo de zero para os atuais 35%.
O salto do indicador foi possível graças a operação da ETE Vitória, que trata diariamente cerca de 2.000.000 de litros de esgoto, contribuindo para a preservação do Ribeirão Varjão e, consequentemente, do Rio Sorocaba.
A Saneaqua relembra ainda que todos os cidadãos podem contribuir para o correto funcionamento do sistema de esgoto, realizando a correta ligação do imóvel à rede, não conectando a água de chuva na rede de esgoto, além de evitar o descarte de materiais inadequados nas tubulações.
“Para a Saneaqua, as ações e investimentos são contínuos, o propósito da empresa é transformar a vida das pessoas levando saneamento para além do básico e isso inclui não só elevar os indicadores de saneamento, mas proporcionar à população bem-estar e qualidade de vida”, destaca Bruno Gravatá, líder operacional da Saneaqua.