Saneaqua atua na modernização do sistema de abastecimento de água de Mairinque
Concessionária investiu na troca e na extensão de 5,3 quilômetros de tubulações do município em 2022; 15 mil pessoas foram beneficiadas
Embora não visíveis por estarem sempre enterradas nas vias públicas, as redes de água são tubulações bastante presentes na rotina dos mairinquenses. Responsáveis por distribuir água tratada à população, elas são implantadas para durarem décadas, mas assim como as instalações elétricas ou os equipamentos eletrônicos, também têm uma vida útil. Em Mairinque, a Saneaqua - responsável pelos serviços de saneamento no município - possui um programa anual de trocas de redes.
Em 2022, por exemplo, a concessionária substituiu 1,1 quilômetro de rede de água nos bairros Moreiras, Granada, Arco Iris, Jardim Cruzeiro e Barreto, beneficiando aproximadamente 15 mil pessoas.
As obras fazem parte de um programa de investimentos da concessionária, que tem o objetivo de modernizar o sistema com a substituição de tubulações antigas por materiais mais avançados.
As novas tubulações, implantadas ao longo de 2022, são de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente à deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação. Além disso, é de fácil manuseio e instalação, com durabilidade superior a 50 anos.
“Com essa troca, reduzimos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos. Em algumas ruas dos bairros onde fizemos a troca, a média era de 20 vazamentos por mês e, após as obras, passaram para 12 vazamentos. Além disso, aumentamos a vazão e, consequentemente, a disponibilidade de água para os bairros, favorecendo a comunidade”, explica Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua em Mairinque.
A empresa executou ainda, a extensão de 400 metros de redes de água nos bairros Barreto, Moreiras e Reneville beneficiando cerca de 80 pessoas.
Além disso, a concessionária instalou 3,8 quilômetros de adutora de água tratada no bairro Dona Catarina, beneficiando 1.800 famílias. A intervenção faz parte das obras para ampliar e melhorar os serviços de abastecimento e distribuição de água na região.
A previsão é que, em 2023, um quilômetro de rede seja substituído nos bairros Barreto, Granada, Jardim Cruzeiro e Moreiras.