Saneaqua finaliza 2022 com avanços expressivos no saneamento
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, fechou o ano de 2022 com avanços expressivos nos serviços de saneamento prestados à população.
Dentre os destaques do ano está o fim do comissionamento da primeira Estação de Tratamento de Esgoto do município, a ETE Vitória, que iniciou sua operação em outubro de 2021. O comissionamento, realizado em 2022, é uma fase de testes na qual foi possível realizar a conferência e a avaliação de todos os componentes do sistema que foram instalados. O objetivo é garantir que eles estão operando de acordo com o que foi projetado.
A estação tem capacidade para tratar 45 litros de esgoto por segundo e conta com a tecnologia UBOX, que combina alta eficiência de tratamento biológico de esgoto com purificação de biogás. Vale destacar que, com a nova ETE, Mairinque saiu de 0 para 35% do esgoto tratado.
Com relação à água, 100% da área de cobertura do contrato de concessão recebe o recurso tratado e de qualidade. São produzidos diariamente mais de 10 milhões de litros de água para atender a população. Com relação à qualidade, mais de 67 mil análises laboratoriais foram realizadas ao longo de 2022 em 61 pontos de coleta espalhados pelo município.
“O acesso ao saneamento básico é de extrema importância para a população, já que contribui para a redução de doenças hídricas e impacta positivamente na educação. Além disso, promove cuidados com o meio ambiente, preservando os rios e mananciais dos municípios. Por isso, é uma conquista por mais um ano levar o saneamento para muito além do básico”, destaca Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua.
Estiagem
Apesar da estiagem vivenciada durante o ano, com chuvas abaixo da média histórica no município e mananciais ainda em recuperação por conta da seca de 2021, a concessionária conseguiu manter a regularidade no abastecimento à população de Mairinque, por meio de uma série de ações estabelecidas num plano de contingência executado no decorrer do ano.
“Estamos ampliando a capacidade de captação de água com a perfuração de um novo poço em Dona Catarina, beneficiando mais de 550 famílias que residem na região. Em complemento a essa obra, seguimos com a implantação de uma nova adutora com 3,8 quilômetros de extensão e 110 milímetros de diâmetro para a interligação a esse novo poço. Além disso, seguimos com o trabalho para redução do índice de perdas”, complementa o gerente.
Ele menciona ainda que a estiagem, atualmente amenizada pelo período chuvoso, se tornou um tema permanente de trabalho. “Com períodos cada vez mais prolongados de seca em nossa região, precisamos todos - concessionária e população - ter atenção aos hábitos de consumo, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos. Costumes como lavar calçadas e carros, deixar a torneira mal fechada, tomar banhos demorados e/ou manter a mangueira ligada sem uso, devem ser abolidos da rotina”, ressalta.
Dicas para um uso mais consciente de água seguem disponíveis na página da campanha Jogando junto pela água, em https://jogandojuntopelaagua.com.br/. Neste endereço eletrônico, a Saneaqua reúne todas as informações relacionadas a estiagem, como dados atualizados dos mananciais de captação, índices pluviométricos e um detalhamento das ações da concessionária no município.
2022 em números
• No ano, 3,2 bilhões de litros de água foram captados e tratados na ETA (Estação de Tratamento de Água) e em 7 unidades de tratamento simplificados, localizada na rua professor José Pinto do Amaral, 401 Jardim Cruzeiro, para a garantia do abastecimento de água de toda a população de Mairinque.
• Em 2022, 375,5 milhões de litros de esgoto foram recebidos na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da cidade, tratados e devolvidos adequadamente aos córregos e rios do município.
• 34,98 toneladas de resíduos (lixo) foram recolhidas do sistema de esgoto de Mairinque, recebendo destinação adequada.
• Mais de 25 mil atendimentos foram prestados à população da cidade em situações operacionais, como em auxílio a casos de entupimentos, solicitações de novas ligações de água e esgoto, vistorias e orientações.
• 67 mil análises laboratoriais foram realizadas durante o ano para o devido controle e garantia da qualidade da água distribuída à população, e 3,6 mil do efluente (esgoto) tratado pela concessionária e devolvido limpo à natureza.