Saneaqua finaliza implantação de novo poço no Distrito de Moreiras, em Mairinque, e amplia abastecimento de água
Obra contou com investimento de R$ 660 mil por parte da concessionária.
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, concluiu a obra de perfuração de um novo poço de captação de água, no Distrito de Moreiras. Iniciada em maio, a intervenção contou com investimento de R$ 660 mil por parte da empresa e vai beneficiar 1.600 moradores.
No total, foram perfurados 204 metros de profundidade para construção do novo poço, além de feita a implantação de uma adutora com 2.600 metros de extensão e 110 milímetros de diâmetro, que tem como função interligar o novo poço ao sistema de distribuição de água já existente na região.
“Trata-se de um marco para a cidade de Mairinque, pois a região do Distrito Moreiras tinha episódios de intermitência no abastecimento, principalmente durante os meses mais quentes do ano, situação sanada com a conclusão desta obra”, relata Rodrigo Dias, diretor de operações da Saneaqua.
Até então, o Distrito Moreiras era abastecido por dois poços que alimentam o reservatório Cacilda Mendes, com uma vazão média de 10m³ por hora. Com o novo poço, a estimativa da Saneaqua é dobrar a oferta de água, beneficiando 700 famílias que residem na região.
Estiagem
A empresa alerta que, mesmo com a ampliação da capacidade de produção de água, as boas práticas de uso consciente devem continuar, principalmente devido ao primeiro semestre do ano ter sido apontado como o mais seco dos últimos quatro anos em Mairinque.
Como forma de incentivar a prática do consumo consciente, a concessionária lançou recentemente a campanha “Jogando junto pela água”. A ação conta com uma página exclusiva na internet (https://jogandojuntopelaagua.com.br/), que reúne informações sobre as condições dos mananciais responsáveis pelo abastecimento da cidade, além de dados sobre os índices de chuvas. A campanha de conscientização também conta com divulgações em redes sociais e sites de notícias, carro de som, envio semanal de SMS aos clientes, além da distribuição de folhetos informativos sobre o tema em todos os imóveis da cidade.
A ação reforça a importância da mobilização dos moradores, mostrando que pequenas ações individuais podem trazer resultados coletivos.