Saneaqua realiza manutenções preventivas e instalação de macromedidores de água em Mairinque
Objetivo é otimizar o sistema de distribuição da cidade, garantindo o abastecimento pleno à população
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, realizou no mês de outubro manutenções preventivas na estação de tratamento de água e no reservatório Ginásio, além da instalação de três macromedidores de água nos bairros Recantos dos Eucaliptos, Jardim Brasília e Três Lagoinhas. As intervenções foram realizadas com o objetivo de otimizar o sistema de distribuição de água da cidade, garantindo o abastecimento pleno à população.
A instalação dos macromedidores permite que a equipe operacional da concessionária acompanhe com mais precisão a pressão da água em cada sistema de distribuição da cidade e evita possíveis rompimentos das tubulações.
O equipamento instalado é similar ao hidrômetro residencial, com o diferencial de que ele consegue medir água em grande vazão, apurando a relação do volume produzido com o volume entregue, por meio de uma leitura eletromagnética.
Além disso, como forma de equalizar a pressão da água que abastece o município também foram realizados testes de estanqueidade nos bairros Vila Granada, Nova Mairinque e Cecap.
Ao todo, de janeiro a outubro deste ano, foram instalados 23 equipamentos, entre registros, macromedidores, válvulas e ventosas no município.
A iniciativa faz parte do plano de contingência elaborado e implementado pela concessionária no município para enfrentar a estiagem e reduzir o índice de perdas de água, que, atualmente, está em 29%, o menor indicador registrado desde o início da concessão em 2010, quando as perdas de água na cidade eram de 56%.
Manutenção elétrica preventiva na ETA
Seguindo o cronograma de manutenções preventivas elaborado pela concessionária, no mês de outubro, foi realizada uma manutenção preventiva elétrica no transformador do reservatório Ginásio, com objetivo de garantir a segurança operacional e melhorar o desempenho energético da estação.
A cabine elétrica da Estação de Tratamento de Água (ETA) também contou com ações de manutenção preventiva, como a verificação da qualidade do óleo, reaperto de conexões elétricas, assim como a checagem de cabeamento e fusíveis, com objetivo de evitar desligamentos não programados que possam impactar no fornecimento de água à população.