Tarifas de água e esgoto terão reajuste de 7,9% em Mairinque
Atualização tarifária será aplicada a partir de 10 de julho.
Os serviços de água e esgoto de Mairinque passarão por uma revisão tarifária e terão reajuste de 7,9% a partir de 10 de julho. Autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), por meio da Deliberação Nº 1.165/2021 de 03 de junho de 2021, a atualização nas tarifas visa recompor as perdas inflacionárias, levando em conta o reajuste tarifário baseado na inflação apurada no período entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021.
O reajuste das tarifas com vigência a partir de julho será aplicada em todas as categorias tarifárias e faixas de consumo, assim como nos demais serviços previstos no edital de licitação como: ligação de água, regularização de cavalete, ligação de esgoto, entre outros.
Com os novos valores, para o consumidor residencial normal, a conta de água para consumo mensal de até 10m³/mês passará de R$ 34,00 para R$ 36,70. Trata-se da categoria que engloba a maior parte dos clientes do município. De acordo com dados do diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o consumo per capita de um brasileiro, no estado de São Paulo, é de 174 litros de água. Isso significa um consumo médio mensal de 5m³ por mês.
As tarifas para o serviço de esgoto, para os consumidores que possuem tratamento do efluente, correspondem a 100% da tarifa de água, ou seja, mesmo valor da tarifa de água. Para os clientes que possuem somente o serviço de coleta do efluente, a tarifa de esgoto equivale a 80% da tarifa de água.
A tabela completa de tarifas e valores dos serviços prestados poderá ser consultada no site da Saneaqua (www.saneaqua.com.br/estrutura-tarifaria) a partir do dia 10 de julho.
Tarifa Social
É importante destacar que, mesmo com o reajuste, o benefício da tarifa residencial popular permanece no município. Ele pode reduzir o valor da conta em até 67% para as famílias que consomem até 10m³ (dez metros cúbicos de água). Para requerer a tarifa social, o cliente, titular da fatura, precisa agendar atendimento na loja presencial da concessionária e levar os seguintes documentos:
Conta de energia atualizada;
Documentos pessoais (RG + CPF);
Cadastro Único - documentação solicitada na Assistência Social do município de Mairinque | Telefones para mais informações: 11 4246-1527 (Gestão do CadÚnico) e 11 4246-1287 (CRAS).
Após a apresentação dos documentos, a equipe comercial da Saneaqua fará a análise e, caso a solicitação seja aprovada, a cobrança será enquadrada como tarifa popular.
Em caso de dúvidas sobre o reajuste, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br.
A empresa também disponibiliza atendimento presencial ao público, mediante agendamento, na loja localizada na rua R. Prof. José Pinto do Amaral, 401 - Jardim do Cruzeiro. O funcionamento é de segunda à sexta das 11h às 16h.
Ciclo de investimentos é destaque com o menor índice de perdas de água registrado desde 2010
O atual ciclo de investimento da concessionária na cidade possibilitará o avanço dos indicadores de coleta e tratamento de esgoto no município, com a implantação de mais três Estações Elevatórias, sendo duas delas localizadas no bairro Vitória, e uma no bairro Vila Sorocabana, além da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mairinque, no Jardim Vitória.
As obras estão em fase final, com previsão de entrega para o mês de julho, após a conclusão dos testes de comissionamento. A Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque terá capacidade para tratar 45 litros por segundo na etapa inicial, com uma tecnologia terciária que proporciona tratamento biológico, com remoção de nutrientes como nitrogênio e fósforo, impedindo o despejo de esgoto in natura nos córregos e cursos d´água da cidade.
No sistema de distribuição de água, a Saneaqua conta com avanços expressivos, entre eles a universalização do sistema de abastecimento de água e a redução do índice de perdas de água de 56% para os atuais 27,6%, o menor índice já registrado no município desde o início da concessão, em 2010. Essa redução do índice de perdas no sistema de distribuição de água representa uma economia mensal de mais de 80 milhões de litros de água para os moradores da cidade e possibilita que o município economize por ano mais de 960 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer aproximadamente 13 mil pessoas em um mês.
Obras como a perfuração de um novo poço no Distrito de Moreiras e um extenso cronograma de trabalho, com medidas estabelecidas em um Plano de Contingência, também estão em andamento para garantir a regularidade do fornecimento de água para atendimento da demanda de consumo, especialmente, diante da estiagem deste ano. As ações têm por objetivo manter a prestação de um serviço de qualidade para toda a cidade.
Consumo consciente
Além do Plano de Contingência para enfrentamento da estiagem deste ano, a concessionária também realiza a campanha “Jogando junto pela água” para incentivar a população a fazer o consumo consciente. A ação reforça a importância da mobilização dos moradores, mostrando que pequenas ações individuais podem trazer resultados coletivos. A ação está com divulgações em redes sociais e mídias locais e contará também com a distribuição de folhetos, além do apoio dos leituristas da concessionária, que percorrerão as ruas da cidade vestindo a “camisa” do time proposto pela campanha.