BRK mantém liderança entre empresas mais inovadoras do setor privado de saneamento
CEO da BRK, que opera em parceria com a Sabesp os serviços de saneamento em Mairinque, por meio da Saneaqua, celebra reconhecimento da empresa no prêmio Valor Inovação 2024.
A BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento do país, está entre as marcas que mais investem em inovação no Brasil. Por mais um ano consecutivo, a companhia marcou presença no ranking Valor Inovação 2024 e, nesta edição, ocupa o quarto lugar na categoria Infraestrutura.
“Trata-se de um reconhecimento pelo desenvolvimento de projetos de alta eficiência no fornecimento de água e tratamento de esgoto nas regiões em que atuamos. Temos a inovação como um dos pilares do nosso trabalho e incorporado à cultura organizacional. Isso, aliás, é um dos nossos diferenciais, pois entendemos que inovação não é responsabilidade de uma área específica, mas algo que deve estar na essência do trabalho de todos os profissionais”, destaca Alexandre Honore Marie Thiollier Neto, CEO da BRK.
A empresa segue em constante busca por inovações tecnológicas que promovem a eficiência operacional e adota as melhores práticas para otimizar seus processos. Entre as soluções fundamentais para o negócio da BRK, e que integram tecnologia de ponta, estão o uso de sensores inteligentes, IoT (Internet das Coisas), inteligência artificial e análise de dados para monitoramento em tempo real da infraestrutura. Com isso, melhoram as ações de detecção precoce de vazamentos, manutenção preditiva e otimização de recursos.
“Hoje, municípios em que os serviços são operados pela BRK têm se destacado entre as cidades brasileiras com padrões de excelência em perdas de água, por exemplo. Com métodos eficazes e sustentáveis baseados em inovação, conseguimos promover melhorias na qualidade da água e do esgoto tratados nestas regiões. Os benefícios impactam positivamente toda a sociedade, desde a saúde da população, meio ambiente das comunidades locais até na redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE)”, completa Alexandre Thiollier Neto.
Para a BRK, o avanço tecnológico desempenha papel fundamental no desenvolvimento e universalização do saneamento no Brasil. Por isso, busca cada vez mais tecnologias e inteligência de gestão para aperfeiçoar atuais processos e abrir caminho para demandas futuras. Com o uso da tecnologia, a empresa melhora a qualidade dos serviços prestados e promove a sustentabilidade no longo prazo.
Tecnologia e inovação no saneamento de Mairinque
Responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, a BRK opera em parceria com a Sabesp, os serviços de saneamento em Mairinque, por meio da Saneaqua, e tem na cidade diversas soluções tecnológicas implantadas na rotina operacional. No sistema de esgotamento sanitário, a empresa opera na cidade uma estrutura formada por 122 quilômetros de redes coletoras e interceptores. Além disso, sete estações de bombeamento estão instaladas em diversos bairros da cidade e há uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória) no bairro Jardim Vitória.
Com capacidade para tratar cerca de 2 milhões de litros de esgoto por dia, a ETE Vitória conta com um dos mais modernos sistemas de tratamento de esgoto do Brasil, com o uso da tecnologia UBOX que combina alta eficiência de tratamento biológico de esgoto com purificação de biogás.
O modelo de tratamento adotado ocorre em quatro passos: tratamento anaeróbio, tratamento aeróbio suplementar, clarificação secundária e purificação de biogás.
Como se trata de um sistema capaz de realizar a transformação anaeróbia da maior parte da matéria tratada, o consumo de energia e a produção de lodo se tornam baixos em uma comparação com estações convencionais. Outro aspecto positivo é a eliminação dos odores característicos do processo de tratamento de esgoto. Essa tecnologia dotada em Mairinque garante a melhora da qualidade dos córregos e cursos d´água que cortam a cidade, além de promover uma redução nos índices de doenças relacionadas à falta de saneamento básico.
É importante destacar que o indicador de coleta de esgoto da cidade já atinge 77% e o índice de tratamento avançou desde o início de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória), em outubro de 2021, de 0% para os atuais 35%.