Com as altas temperaturas do final do Verão, população deve estar atenta à proliferação do mosquito da dengue
Saneaqua ressalta que a prevenção também está relacionada à utilização correta dos serviços de água e esgoto.
A menos de quinze dias para o final do Verão (a estação se encerra no próximo dia 20 de março) as altas temperaturas do período, associadas às chuvas que, apesar de ocorrerem com pouco volume ainda têm sido registradas em Mairinque; trazem o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya.
Com o compromisso de alertar a população, a concessionária Saneaqua, responsável por serviços de saneamento no município, ressalta os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, uma vez que a prevenção também está relacionada à utilização correta dos serviços de água e esgoto. Na página www.busqueporprevencao.com.br, a empresa traz mais informações sobre como prevenir a dengue.
O coordenador regional de Meio Ambiente da concessionária, Gláucio Vitorio Madsen, explica que alguns serviços estão diretamente ligados à proliferação de doenças, sendo que a forma mais eficaz de combater a dengue, a zika e a chikungunya é eliminando o acúmulo de água que pode ocorrer com as chuvas.
“O acesso à coleta de esgoto evita esse acúmulo nas vias públicas. Do mesmo modo, é fundamental que se tenha cuidado com o armazenamento da água em caixas d’água para impedir que ela vire um grande criadouro do mosquito, fazendo a verificação da vedação e a limpeza da caixa no mínimo a cada seis meses”, afirma.
Madsen orienta que as pessoas fiquem atentas quanto à existência de possíveis focos do mosquito em casa e no bairro onde moram, reforçando atitudes para a prevenção. “O mosquito transmissor da dengue também se desenvolve na água suja, por isso é importante ter atenção para não deixar nenhum líquido acumulado em lajes e pisos, proteger ralos sem vedação com tela, não estocar água em baldes ou galões sem tampa, dar descarga semanalmente em vasos sanitários sem uso, entre outros cuidados”, alerta.
O coordenador ainda destaca que, para evitar extravasamentos e entupimentos nas redes de esgoto, a Saneaqua mantém uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes. “Apesar do nosso trabalho preventivo, é o uso correto das redes pela população, evitando o descarte de resíduos em ralos, pias e vasos sanitários, que fará com que situações de entupimentos e retornos sejam evitadas”, complementa.
VERÃO
A conhecida estação chuvosa registrou nos primeiros meses deste ano 374 milímetros em Mairinque, sendo 329 milímetros em janeiro e apenas 45 milímetros de chuva em fevereiro, de acordo com dados da rede pluviométrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável por medir o volume de chuvas em todo o estado de São Paulo, e de equipamentos instalados pela Saneaqua em suas captações.