Dia das Crianças | Saneaqua destaca que a falta de saneamento impacta no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes
De acordo com informações do Instituto Trata Brasil, crianças que vivem em áreas sem saneamento apresentam redução de 18% no aproveitamento escolar
No domingo, dia 12 de outubro, é celebrado o Dia das Crianças. A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque destaca que a prestação dos serviços de saneamento está diretamente ligada à qualidade de vida, bem-estar, saúde e desenvolvimento escolar das crianças.
Segundo o estudo “Futuro em risco: os impactos da falta de saneamento para grávidas, crianças e adolescentes” realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a Ex Ante Consultoria, a ausência da infraestrutura básica de saneamento impacta principalmente a primeira infância, que compreende os seis primeiros anos de vida.
O estudo aponta que 6,6 milhões de crianças de até seis anos se afastam de suas atividades escolares pela falta de saneamento básico e mais de 300 mil crianças são internadas em um ano por doenças relacionadas à falta de saneamento.
Com relação a dados de escolaridade, o Instituto Trata Brasil destaca que crianças que vivem em áreas sem saneamento apresentam redução de 18% no aproveitamento escolar quando comparadas com as que vivem em áreas saneadas e existe um atraso médio de 1,8 anos de escolaridade ao jovem de 19 anos que não teve acesso a saneamento.
Diante desse cenário, o município de Mairinque se destaca em comparação à grande maioria das cidades brasileiras com relação aos avanços dos últimos anos de seus indicadores de saneamento.
A Saneaqua leva água tratada de qualidade às torneiras de 100% da sua área de concessão. Com relação aos índices de esgotamento sanitário, o indicador de coleta de esgoto da cidade já atinge 77% e o índice de tratamento de esgoto avançou após a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória, em novembro de 2021, o tratamento de efluentes saindo de zero para os atuais 35%.
“As doenças de veiculação hídrica, além de aumentar a evasão escolar, criam condições desfavoráveis para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e aumentam o risco de vida na primeira infância”, destaca Erick Krambeck, coordenador responsável pelas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Saneaqua.
Assim, o avanço dos serviços de coleta e tratamento de esgoto é fundamental para a construção do futuro das crianças. “Ao afastar o esgoto das residências e oferecer o tratamento correto dos dejetos, estamos ajudando a prevenir doenças, garantindo a qualidade de vida da população e principalmente das crianças”, reforça Erick.