Dia de Combate à Poluição | Saneaqua destaca que a participação da população é essencial para a preservação do meio ambiente
Na quarta-feira, dia 14 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Poluição. A data tem como objetivo alertar sobre a importância de conter a degradação ambiental e debater soluções, com foco na preservação do planeta para as gerações futuras.
Para a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, a atuação da empresa aliada a pequenas mudanças de hábitos no dia a dia da população, são ações essenciais para contribuir com a preservação do meio ambiente.
Em Mairinque, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória trata diariamente cerca de 2,4 milhões de litros de esgoto. O indicador de coleta de esgoto da cidade já atinge 77% e o índice de tratamento de esgoto avançou desde o início de operação da ETE - Vitória, de 0 para os atuais 52%, contribuindo para a preservação do Ribeirão Varjão e, consequentemente, do Rio Sorocaba.
Apesar do avanço dos indicadores nos últimos anos, que beneficia diretamente o meio ambiente e demonstra um grande ganho ambiental para a cidade, a empresa destaca que é fundamental a participação da população em ações de preservação dos córregos e mananciais, principalmente com relação ao descarte correto de resíduos sólidos.
Apenas a retirada do esgoto bruto dos cursos d´água não garante a despoluição. A preservação do meio ambiente é um trabalho coletivo, que envolve toda a sociedade, informa Erick Krambeck, responsável pelas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Saneaqua.
“A rede de esgoto, por exemplo não existe para servir como depósito de lixo. O descarte de papeis, plásticos, absorventes, pedaços de pano, óleo de cozinha e outros resíduos, além de poluir os cursos d´água da cidade, obstrui a passagem do esgoto, e com isso, os dejetos podem retornar para os próprios imóveis que os lançaram e provocar vazamentos nas vias públicas”, destaca.
Portanto, neste Dia de Combate à Poluição é fundamental que cada cidadão atue com compromisso ambiental e tenha responsabilidade quanto à destinação adequada de resíduos.