Dia de Proteção às Florestas
Saneaqua destaca como o saneamento contribui para preservar o Ribeirão Varjão e, consequentemente o Rio Sorocaba
Nesta quinta-feira, dia 17 de julho, é celebrado o Dia de Proteção às Florestas, data criada para conscientizar as pessoas sobre a importância d a preservação das matas e incentivar ações que visem à sua proteção.
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, lembra que a prestação dos serviços de esgotamento sanitário está diretamente ligada à preservação dos recursos naturais, proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade, pemitindo que toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos e nascentes sejam protegidas e até mesmo reestabelecidas.
Mairinque avançou desde o início deste ano e o indicador de tratamento de esgoto da cidade chegou aos 52%. O índice de coleta de esgoto também segue avançando e já atinge 77% de cobertura.
A evolução no índice de tratamento de esgoto se deu após o início da operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória) da cidade em novembro de 2021, quando o índice era de 0%.
Esse avanço dos indicadores beneficia diretamente o meio ambiente e demonstra um grande ganho ambiental para a cidade
Atualmente, a ETE Vitória trata cerca de 2,4 milhões de litros de esgoto por dia, promovendo saúde e bem-estar para a população de Mairinque, além de ser um grande ganho ambiental para a cidade , contribuindo para a preservação do Ribeirão Varjão e, consequentemente, do Rio Sorocaba.
“ Quando coletamos, afastamos e tratamos o esgoto, também estamos protegendo toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos e nascentes que são até mesmo reestabelecidas. O mesmo ocorre com os animais que vivem nessas regiões ”, destaca Artur Pereira Sanches, responsável pela área de Operações da Saneaqua.
Contudo, apenas a retirada do esgoto bruto dos cursos d´água não garante a despoluição. A preservação das florestas e dos mananciais é um trabalho coletivo, que envolve toda a sociedade.
Saiba como ajudar:
Consuma produtos de origem vegetal com certificado e prefira adquirir artigos com matérias primas de reflorestamentos;
Não dê início a queimadas;
Não descarte lixo em locais inadequados, principalmente “bitucas” de cigarro;
Pratique a reciclagem e o reaproveitamento dos produtos descartados;
Plante árvores.
“Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente para a preservação do meio ambiente, das florestas e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento da cidade”, conclui Artur.