Dia Mundial da Água | Saneaqua destaca conscientização quanto ao consumo
Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água é uma data para relembrar a importância deste recurso para a manutenção e sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A Saneaqua, responsável por serviços de saneamento em Mairinque, destaca a conscientização do consumo da água e boas práticas de preservação.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), cada indivíduo necessita de 3,3 mil litros de água por mês, sendo cerca de 110 litros de água por dia, para atender as necessidades de consumo e higiene. Segundo o levantamento de SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), em 2021, o consumo médio de água no Brasil, era de 150,7 litros por habitante ao dia, podendo chegar a mais de 200 litros a depender da região e do município.
Em Mairinque, no ano de 2022, foi registrado o consumo de 149,86 litros de água por pessoa por dia, volume praticamente em linha com a média nacional e quase 40 litros acima do que preconiza a ONU.
"A prática do consumo sustentável de água potável não significa restringir ao mínimo possível o uso de um recurso que é essencial à vida, mas sim, adotar um consumo que evite todo e qualquer desperdício e que inclusive, considere a possibilidade do seu reuso. Preservar nossos recursos hídricos, fazendo o uso mais eficiente e consciente da água, é de interesse de todos nós, concessionária e população”, afirma Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua.
Índice de perdas
A população tem a parte dela, mas a concessionária também tem a sua, atuando de forma contínua para reduzir o índice de perdas de água tratada. “A Saneaqua trabalha desde o início da concessão para reduzir o índice de perdas do município. Os avanços são expressivos: o indicador que era de 56% em 2010, ano da concessão dos serviços, hoje está em 27,3%, bem abaixo da média nacional que é de 40,1% e representando uma economia mensal de mais de 175 milhões de litros de água para os moradores”, destaca Gravatá.
Com a redução do índice de perdas, Mairinque passou a economizar por ano mais de 2 bilhões de litros de água, o suficiente para abastecer a população mairiquense durante quase um mês.
Destaca-se também entre as ações realizadas a instalação de aproximadamente 23 equipamentos, entre macromedidores, válvulas reguladoras de pressão e ventosas em diversos bairros do município, a extensão de 2.100 metros de redes de água no Jardim Vitória, Distrito Moreiras e Dona Catarina, este último com a substituição de redes de PVC por tubulações de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e com baixo efeito de incrustação, além de ser de fácil manuseio e instalação, com perspectiva de durabilidade superior a 50 anos.
“Com as melhorias em nossas redes de abastecimento, conseguimos reduzir os índices de perdas de água, o que é um bom exemplo para que a população possa se conscientizar e alcançarmos, juntos, melhores números nos índices de utilização de água per capita. Temos o compromisso de transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico”, diz o gerente.
Cuidado que transforma todos os dias
Mesmo nos afazeres domésticos é possível evitar o desperdício usando a máquina de lavar na capacidade adequada para o volume de roupas, utilizar a água do tanque para lavar quintal e varanda, usar o balde para lavar calçadas e carros em vez de mangueira, molhar as plantas com um regador removível e econômico e em horário de menor incidência solar, como logo cedo ou à noite, fechar as torneiras ao escovar os dentes e ensaboar as louças e, principalmente, não demorar nos banhos.