Dia Mundial da Saúde | Saneamento e saúde caminham lado a lado em Mairinque
Saneamento e saúde não podem ser desassociados. Onde há água potável acessível e um sistema eficiente de coleta, tratamento e destinação final ao esgoto, os riscos relacionados a doenças associadas a esses serviços essenciais ao ser humano são reduzidos. A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, sabe disso e investe para manter o padrão de qualidade em ambos.
No Dia Mundial da Saúde, a ser comemorado em 7 de abril, a Saneaqua leva água tratada de qualidade às torneiras de 100% da sua área de concessão. O tratamento de esgoto também evoluiu na cidade. Com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória, em novembro de 2021, o tratamento de efluentes saiu de zero para 35%.
Em 2022, a estimativa nacional era de que 35 milhões de brasileiros viviam sem água tratada e 100 milhões sem acesso à coleta de esgoto. Em Mairinque, diariamente, 275 milhões de litros de água potável são distribuídos aos imóveis e com investimentos de R$ 32 milhões, desde novembro de 2021 parte do esgoto gerado no município passou a ser tratado pela ETE Vitória.
“Trabalhamos diariamente para manter a qualidade no sistema de abastecimento de água de Mairinque. Ao mesmo tempo, temos evoluído no que diz respeito ao tratamento de esgoto. Sabemos que, desta maneira, conseguimos promover a saúde e mantermos nossa meta de levar o saneamento muito além do básico”, destaca Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua.
Vale dizer que entre as doenças que podem ser evitadas com um serviço de saneamento eficaz estão a diarreia, disenteria bacteriana, febre tifoide, cólera, leptospirose, hepatite A, verminoses e até mesmo as chamadas arboviroses, como as que são transmitidas por insetos como dengue e Chikungunya e zika.
“O saneamento é parte essencial de todo um complexo sistema que envolve a saúde pública. Ao garantirmos a água de qualidade e oferecermos o tratamento correto ao esgoto, estamos ajudando a prevenir doenças e garantir a qualidade de vida da população”, afirma Diego de Oliveira e Silva, gerente regional de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da Saneaqua.