Dia Mundial do Meio Ambiente: Saneaqua alerta para o descarte adequado de resíduos
Impacto do descarte em redes de esgoto e no meio ambiente reforçam necessidade de atitudes sustentáveis.
Nesta segunda-feira, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade da preservação e uso sustentável do meio ambiente.
O ano de 2023 é o 50º aniversário da comemoração com o tema “Combate à poluição plástica” para alertar sobre a crescente produção e descarte indevido de embalagens plásticas que afetam a fauna, flora, ar, mares e rios, ou seja, o meio ambiente como um todo.
A preservação ambiental é fundamental para a sobrevivência das futuras gerações e a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque destaca que o saneamento básico também está ligado à preservação do meio ambiente. A cidade de Mairinque acolhe afluentes do Ribeirão Varjão, que deságua no Rio Sorocaba e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que iniciou sua operação na cidade em novembro de 2021, é um marco e um importante benefício ambiental para a cidade.
É fundamental a contribuição da população na preservação e uso sustentável do meio ambiente. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas de plásticos acabem anualmente em lagos, rios e mares. Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente com a preservação recursos hídricos e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico.
Em 2022, foram retiradas 34,9 toneladas de lixo das redes que compõem o sistema de esgoto de Mairinque. Neste ano, somente no período de janeiro a maio, a concessionária já contabilizou a retirada de aproximadamente 23 toneladas.
Frequentemente, são encontrados nas tubulações da cidade resíduos de construção civil e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos e sacos plásticos. Outro problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.
O óleo de cozinha, normalmente empregado em frituras e no preparo de outros alimentos, não pode ser descartado no ralo da pia ou em vasos sanitários. Sua composição se solidifica e obstrui a passagem do esgoto. Como resultado, temos entupimentos, rompimentos de redes e extravasamentos.
“A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido, e um dos maiores desafios enfrentados pela Saneaqua é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais”, relata Bruno Gravatá, responsável pela área de Operações da Saneaqua, em Mairinque.
Confira algumas dicas para o consumo consciente e o descarte correto do lixo:
- Reduza o seu consumo
Uma das formas mais eficazes de reduzir a geração de lixo é reduzindo o consumo. De forma óbvia, quanto menos as pessoas consumirem, menor será a taxa de resíduos. Adquirir itens que não são necessários ou em embalagens desproporcionais é um hábito comum. Com mais conscientização sobre o seu estilo de vida, é possível consumir apenas o que é necessário e de forma sustentável.
- Use embalagens reaproveitáveis
Outra forma de diminuir o lixo é adquirir itens que possam ser reaproveitados, como ecobags ao fazer compras e produtos sem embalagem, ou em embalagens de vidro. O ideal é evitar principalmente a compra de produtos que venham embalados em plástico e isopor.
- Óleo de cozinha
Alguns estudos apontam que um litro de óleo de cozinha pode poluir um volume de um milhão de litros de água. O óleo de fritura, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado à reciclagem.
Em Mairinque, a Saneaqua participa, em parceria com a Prefeitura e apoio da Cargill, do Programa Meio Ambiente Nas Escolas (PMANE) realizado pelos Institutos Auá - Empreendedorismo Ambiental e Preserva Recicla - Reciclagem de óleo vegetal. O Programa, visa reduzir o impacto gerado com o descarte inadequado do óleo no solo, nos cursos d’água e na rede de esgoto e conta com pontos de coleta instalados em escolas municipais e estaduais.
A listagem completa de locais de coleta do óleo usado está disponível no site do programa: clique aqui.
- Separe o lixo corretamente
Por fim, para que seja possível reaproveitar os materiais, eles precisam ser separados corretamente. O lixo eletrônico deve ser sempre separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro. Para não provocar danos ambientais é preciso descartar o lixo eletrônico em locais apropriados, que podem ser empresas especializadas ou em pontos de coleta desse tipo de equipamento.
Ao descartar um material de maneira correta, além da preservação, você permite a sua reutilização em outros segmentos, contribuindo para capacitação de profissionais, geração de empregos e melhoria na educação ambiental.