Instalações hidráulicas de esgoto exigem atenção dos usuários
A coleta e o tratamento de esgoto são de extrema importância para a saúde e bem-estar da população, além de contribuir com o desenvolvimento econômico e social de uma cidade. Pensando nisso a Saneaqua, concessionária de água e esgoto de Mairinque, alerta sobre dois pontos que precisam do seu cuidado no momento de fazer uma instalação de esgoto em sua residência: a caixa de inspeção e a caixa de gordura.
A caixa de inspeção é normalmente fabricada em PVC ou alvenaria e permite a limpeza da rede de esgoto em caso de entupimento, que costuma ocorrer por causa do acúmulo de gordura ou resíduos sólidos jogados inadvertidamente.
Já a caixa de gordura é uma estrutura, também confeccionada em alvenaria ou PVC, que funciona como uma espécie de sifão, capaz de filtrar o líquido gorduroso proveniente exclusivamente da pia, e destinada a separar os óleos e as gorduras e ainda impedir que esse material fique fixado nas paredes da tubulação.
Assim como no caso das caixas de inspeção, também é importante que a limpeza da caixa de gordura seja feita regularmente, por profissionais qualificados.
Como fazer a instalação?
O processo de instalação é muito parecido em ambos os casos. Primeiro, você deve encontrar a tubulação adequada para cada um: a do esgoto da pia da cozinha para instalar a caixa de gordura, e a do esgoto geral para instalar a caixa de inspeção. Se você não souber o local exato, vale consultar o projeto ou o responsável pela obra. O ideal é já projetar a construção do imóvel com ambas as exigências, porque depois da obra pronta o serviço pode ser bem mais caro.
O segundo passo é fazer um corte no tubo na medida da caixa que será instalada. Fixe a peça no local do encaixe levemente com uma marreta para que fique bem firme e teste antes de enterrar a tubulação. Verifique se não há vazamentos nas ligações e se o caimento está correto. Enterre o conjunto já instalado e aplique o revestimento normal (grama ou piso de cerâmica, por exemplo). E, por fim, não esqueça de construir um acesso para executar a manutenção a cada seis meses.