Mairinque comemora 132 anos com avanços dos serviços de saneamento básico
Saneaqua reduziu o índice de perdas da cidade pela metade desde o início da concessão, e construiu a primeira Estação de Tratamento de Esgoto do município
Nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, Mairinque comemora 132 anos e os mairinquenses têm bons motivos para comemorar os avanços dos serviços de saneamento. A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, já reduziu o índice de perdas de água pela metade - o indicador, que era de 56% em 2010, ano do início da concessão dos serviços, fechou 2021 em 27,3%. Isso representa uma economia mensal de mais de 57 milhões de litros de água para os moradores.
O indicador também coloca Mairinque à frente de muitas cidades brasileiras. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, no país, 40,14% da água tratada é perdida por conta de vazamentos nas tubulações, ligações clandestinas e erros de medição. Mairinque possui um Programa de Redução de Perdas que é composto por ações de pesquisa de vazamentos, testes de estanqueidade, setorização e substituição de redes e hidrômetros, além do gerenciamento da pressão da água, que vem sendo executado pela Saneaqua desde o início da concessão. Somente neste ano, a concessionária já identificou e reparou 159 vazamentos de redes e ramais por meio deste programa. A iniciativa tem como finalidade reduzir perdas e manter a regularidade do abastecimento de água do município, além de preservar os recursos hídricos e contribuir para a sustentabilidade ambiental.
Atualmente, 100% da área de cobertura do contrato de concessão recebe água tratada e de qualidade e são produzidos diariamente mais de 10 milhões de litros de água para atender a população. Com relação à qualidade da água, em média, mais de 55 mil análises laboratoriais foram realizadas desde o mês de janeiro, em 61 pontos de coleta espalhados pelo município.
Dentre as ações previstas para este ano, está a construção de um novo poço no distrito de Dona Catarina, além da implantação de uma adutora com 3.800 metros de extensão e 110 milímetros de diâmetro, que tem como função interligar o novo poço ao sistema de distribuição de água já existente na região.
A empresa já executou a substituição de 900 metros da rede do poço P18, localizado no distrito de Dona Catarina e a implantação de uma adutora, iniciada no mês de maio deste ano, ações que beneficiam diretamente 1.800 moradores do bairro e que faz parte do plano da concessionária, com foco na melhoria no sistema de distribuição de água.
As ações e melhorias são contínuas, e a expectativa é que até o final do ano, 1.140 metros de tubulações sejam modernizados em diversas partes da cidade.
Avanços nos serviços de esgoto
Com relação ao sistema de esgotamento sanitário, o índice de coleta de esgoto da cidade atinge 77%.
Além disso, a Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque (ETE Vitória), primeira da cidade e construída pela Saneaqua, trata atualmente 45 litros de esgoto por segundo, propiciando a coleta, afastamento e tratamento de todo o efluente gerado nos bairros Vila Sorocabana, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança, Jardim Vitória e parte do Jardim Cruzeiro. Desde o início de sua operação, em novembro de 2021, o indicador de tratamento do esgoto gerado em todo o município já avançou de 0% para 35%. Cerca de 1,49 milhões de litros de esgoto são tratados por dia no município e deixam de ser lançados in natura em rios e córregos. Com isso, o Ribeirão Varjão, que deságua no rio Sorocaba, já apresenta melhoria na qualidade das águas que correm por seus leitos em decorrência dos avanços dos serviços de esgoto
“Mairinque tem passado, nos últimos 12 anos, por uma transformação no que diz respeito ao saneamento básico. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas levando saneamento para além do básico – isso inclui não só elevar os indicadores, mas proporcionar à população bem-estar e qualidade de vida”, destaca Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua.