Mairinque termina 2023 com avanços nos indicadores de coleta e tratamento de esgoto
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, destaca que em 2023, a cidade conquistou um avanço significativo com relação aos indicadores de coleta e tratamento de esgoto.
O indicador de coleta de esgoto da cidade já atinge 77% e o índice de tratamento de esgoto avançou desde o início de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória, de 0 para os atuais 35%.
O salto do indicador foi possível graças a operação da ETE Vitória, que trata diariamente cerca de 2 milhões de litros de esgoto, contribuindo para a preservação do Ribeirão Varjão e, consequentemente, do Rio Sorocaba.
Universalização do abastecimento e cobertura da rede de água:
Em Mairinque são produzidos diariamente mais de 9 milhões de litros de água para atender a população e 100% da área de cobertura do contrato de concessão, operado pela Saneaqua, recebe água tratada e de qualidade.
Em média, são realizadas mais de 70 mil análises anuais da água bruta, tratada e distribuída na cidade.
Como forma de ampliar e modernizar ainda mais a cobertura do sistema, neste ano, a empresa realizou obras de substituição e extensão das redes de água dos bairros Barreto, Granada, Jardim Cruzeiro e Moreiras, ações que beneficiam diretamente 12 mil moradores destes bairros e que são parte do plano de investimentos da empresa com foco na melhoria no sistema de distribuição de água.
Outra frente de trabalho foi a reforma do poço subterrâneo 10 (P10), um dos 17 reservatórios que operam como parte do sistema de abastecimento de água do município, reunindo os bairros Granada, Nova Granada, Barreto, Recanto dos Eucaliptos, Monjolinho, Marmeleiro e Jardim Brasília.
A reforma da bomba e a substituição de tubulações e luvas do poço beneficiou aproximadamente 10 mil pessoas. Assim, o poço localizado no Jardim Cruzeiro, voltou a contribuir de forma plena com o sistema, com uma vazão de 200 metros cúbicos por dia, ou seja, 200 mil litros de água.
Para a Saneaqua as ações e investimentos são contínuos, como destaca Bruno Gravatá, líder de operações da empresa. “Nosso propósito é transformar a vida das pessoas levando saneamento para além do básico - isso inclui não só elevar os indicadores, mas proporcionar à população bem-estar e qualidade de vida”, reforça Bruno.
Canais de Atendimento digital e facilidades para pagamento das faturas:
Em 2023, a concessionária ampliou os canais digitais de atendimento para que seus clientes acessem os serviços prestados pela Saneaqua com autonomia e flexibilidade, sem a necessidade de sair de casa. O telefone de atendimento gratuito, o 0800 771 0001, e a página da empresa na internet - www.saneaqua.com.br - funcionam 24 horas.
Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos e, assim como o site, permite a emissão de segunda via das faturas: basta digitar a #2viabrk no chat e seguir as orientações.
Por estes canais é possível solicitar uma série de serviços sem se deslocar até a loja de atendimento, no total, 14 solicitações diferentes podem ser feitas por meio dos canais digitais.
A emissão de 2ª via e a consulta de débitos estão entre os serviços mais procurados pelos clientes e ambos podem ser realizados rapidamente por telefone ou pelos canais digitais.
Confira a lista de serviços que podem ser solicitados pelos canais digitais da Saneaqua:
1. 2ª via de conta
2. Contas pagas
3. Contas por e-mail
4. Histórico de consumo
5. Onde pagar sua conta
6. Débito automático
7. Estrutura tarifária
8. Tabela de Serviços
9. Leitura Fácil
10. Alterar ou visualizar dados cadastrais
11. Adicionar ou remover imóveis
12. Declaração anual de quitação
13. Declaração negativa de débitos
14. Notificar problema
A Saneaqua também passou a contar com novas opções para o pagamento das faturas de água e esgoto, por meio do PIX, do débito automático em conta e do parcelamento no cartão de crédito.
As modalidades permitem que os clientes escolham a melhor opção de pagamento, garantindo que a quitação seja feita de maneira segura, sem o risco de esquecer a data do vencimento ou a necessidade de sair de casa.
“Buscamos tecnologia e alternativas modernas para proporcionar aos nossos clientes mais conforto, autonomia, comodidade e segurança”, informa Bruno.
Programa Portas Abertas
A Saneaqua realiza visitas monitoradas, por meio do programa Portas Abertas, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade e visitas virtuais na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória.
A iniciativa é voltada para instituições de ensino, comunidades e os mais diversos representantes da sociedade que estão interessados em conhecer as instalações da companhia no município.
As visitas precisam ser agendadas com antecedência. Basta entrar em contato com a área de Sustentabilidade da Saneaqua por meio do e-mail: comunicacao@saneaqua.com.br