Mais de 370 milhões de litros de esgoto foram tratados em Mairinque no primeiro semestre de 2025
Com avanço de 0% para 52% na cobertura de tratamento do esgoto coletado, a cidade evita que resíduos cheguem à natureza e mantém eficiência acima dos parâmetros exigidos
A operação do sistema de esgotamento sanitário em Mairinque impediu que mais de 370 milhões de litros de esgoto sem tratamento fossem despejados em rios e córregos no primeiro semestre de 2025. O volume foi coletado e tratado pela Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município.
O número representa um aumento de 23,51% em relação ao mesmo período do ano anterior. O avanço demonstra a evolução do indicador de tratamento de esgoto que se deu após o início da operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória) da cidade em novembro de 2021, quando o índice era de 0%.
A média diária no período foi de aproximadamente 2 milhões de litros de esgoto tratados por dia, o que equivale a cerca de 148 piscinas olímpicas ao longo dos seis primeiros meses do ano.
Esse volume passa por um processo de tratamento com eficiência média de 87% na remoção de matéria orgânica, medida por meio da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Esse índice está acima dos 80% exigidos pela legislação, o que representa ganhos diretos para o meio ambiente e para a qualidade da água devolvida à natureza.
Segundo o Ranking do Saneamento 2024, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS – ano-base 2023), o Brasil trata apenas 51,8% do esgoto gerado. Além disso, 44,8% da população ainda não possui acesso à coleta de esgoto, refletindo impactos negativos à saúde, ao meio ambiente e ao desenvolvimento socioeconômico.
Embora o estudo se concentre nos 100 maiores municípios do país, os resultados de Mairinque mostram um desempenho superior à média nacional e destacam a cidade no cenário do saneamento básico no Brasil.
“A operação contínua do sistema e os investimentos já realizados têm garantido resultados expressivos para Mairinque. Os dados comprovam nosso empenho em preservar o meio ambiente, com um tratamento eficaz, gerando também mais qualidade de vida e sustentabilidade à população”, destaca Artur Pereira Sanches, responsável pela área de operações da Saneaqua.