Obras da Saneaqua no Distrito de Dona Catarina melhoram a oferta de água para a região, em Mairinque
Substituição e modernização de redes fazem parte de um programa de investimentos para melhorar o sistema de distribuição e abastecimento do bairro
Com o objetivo de modernizar o sistema de distribuição e abastecimento de água em Mairinque, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da cidade, realizou no mês de julho, a substituição de 900 metros da rede do poço P18, localizado no Distrito de Dona Catarina.
A ação faz parte de um programa de investimentos da empresa com foco na redução de eventuais paralisações no abastecimento, em função da necessidade de reparos.
As novas tubulações que foram implantadas são de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e com baixo efeito de incrustação, além de ser de fácil manuseio e instalação, com perspectiva de durabilidade superior a 50 anos.
“Com as intervenções realizadas, serão beneficiados diretamente 1.800 moradores do bairro Dona Catarina, garantido a qualidade e regularidade da distribuição de água”, informa Bruno Gravatá, responsável pela área de operações na Saneaqua.
A Saneaqua realiza ainda a implantação de uma adutora no distrito, iniciada no mês de maio deste ano.
Ao longo do segundo semestre de 2022, a concessionária prevê a substituição e modernização de aproximadamente 1.140 metros de novas redes e tubulações, em diversos pontos da cidade.
Como resultado das ações de modernização das redes, além do aumento da disponibilidade de água para a cidade, a concessionária já reduziu pela metade o índice de perdas de água.
“O indicador, que era de 56% no início da concessão em 2010, hoje é de 27,3%, e coloca Mairinque à frente de muitas cidades brasileiras. Segundo o relatório do Instituto Trata Brasil divulgado este ano, a média de perdas de água no Brasil é de 40,14%”, complementa Gravatá..