Saneaqua destaca ações contra o desperdício de água em meio ao período de estiagem
O uso responsável da água é essencial nesse período de estiagem mais severa
Com a estiagem que a cidade de Mairinque atravessa e, consequentemente, afeta os reservatórios de água da região, a Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto no município, reforça a importância do consumo consciente. As represas responsáveis por abastecer a população tiveram queda no volume de água nas últimas semanas devido à falta de chuvas, porém, o consumo de água tem registrado elevação no município.
A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades básicas, porém, o consumo diário médio registrado em Mairinque está em 137,21 litros por habitante/dia, o que significa que cada pessoa consumiu, pelo menos, 27 litros de água a mais por dia do que ONU estima como necessário.
“Neste momento, algumas atitudes como tomar banhos curtos e manter a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça são fundamentais para superarmos esse período de estiagem. Outras atividades, como lavar calçadas e carros, por exemplo, devem ser adiadas ou substituídas pelo uso de água reaproveitada”, destaca Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da Saneaqua.
Atenção aos sinais de vazamento
Uma goteira ou um pequeno escape de água que parece não ter importância pode consumir milhares de litros de água por mês.
A Saneaqua orienta a população a ficar atenta aos sinais de vazamento. Se não for corrigido a tempo o problema pode causar ainda mais prejuízos, como estragos nas paredes e pisos.
Para evitar transtornos, o primeiro passo é verificar torneiras, chuveiros, registros e válvulas de descargas, além de manchas de umidade. O aumento no consumo é outro indício importante.
“Não adie o conserto da torneira, pois em uma semana, aqueles pingos que pareciam inofensivos já serão responsáveis por 280 litros de água desperdiçados pelo ralo”, ressalta Luciana Barros, responsável pela área comercial da Saneaqua.
Se o hidrômetro estiver girando sem nenhuma utilização de água, pode haver vazamento no imóvel. Neste caso, o recomendado é anotar o número que aparece em preto no aparelho junto com a data da sua leitura e procurar o atendimento da Concessionária.
Acompanhamento do hidrômetro contra o desperdício
Sempre que o chuveiro é aberto ou a máquina de lavar roupas é ligada, o hidrômetro da casa começa a registrar o volume de água utilizado na ação. O aparelho, também conhecido como relógio, tem a função de medir o volume de água que cada residência utiliza durante o mês e é um grande aliado na luta contra o desperdício.
“O acompanhamento adequado pelos clientes do funcionamento dos hidrômetros é importante para que verifiquem rotineiramente os volumes consumidos e adotem eventualmente providências imediatas em casos de vazamentos internos. Assim, evita-se desperdícios, excesso de consumo e assegura o valor correto e justo, compatível com o tempo de uso e o perfil de consumo de cada cliente ao longo do mês”, informa Luciana.
Por meio da leitura do hidrômetro, é possível acompanhar o padrão de consumo mensal de água nos imóveis, uma informação que ajuda a manter as contas controladas e o consumo consciente com a identificação mais ágil de vazamentos ou quaisquer ocorrências que gerem alterações significativas de consumo.
Para saber o quanto está sendo consumido na residência, o morador deve identificar o número de medição que consta na sua última conta de água e subtrair a medição da conta do número que consta na leitura atual do seu hidrômetro. É importante considerar para o cálculo somente os números pretos destacados na fatura e desconsiderar os demais. Com isso, já dá para saber o quanto foi consumido de água desde a última conta de água.
“Por exemplo, se a leitura atual está em 0084 e a leitura anterior que consta no histórico da fatura estava em 0074, significa que já se consumiu desde o dia da última leitura 10m³, ou seja, 10.000 litros de água”, conclui Luciana.
Em caso de dúvidas é possível entrar em contato com a concessionária por meio do atendimento presencial, realizado de segunda a sexta feira das 10hs às 16hs, na loja localizada na rua Prof. José Pinto do Amaral, nº 401, Jd. Cruzeiro ou pelo telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.