Saneaqua destaca o início da primavera com ondas de calor intensas em virtude da atuação do fenômeno El Niño
Empresa informa que o avanço dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da cidade contribuem para minimizar os efeitos provocados pelas altas temperaturas
No próximo dia 23 de setembro às 3h50 ocorre o início da primavera, e neste ano, a estação será marcada por uma maior probabilidade de ondas de calor intensas em virtude da atuação do fenômeno El Niño. Logo nos primeiros dias da estação podem ser registradas médias entre 40 e 45°C, o que pode trazer riscos severos a saúde.
A tendência de aquecimento atual é um aspecto importante das mudanças climáticas, já que a maior parte é resultante da intervenção humana e vem se ampliando nos últimos anos. Essas alterações resultam em maiores taxas de evaporação e precipitação, que fazem com que algumas regiões se tornem mais úmidas e outras, em contrapartidas, sofram períodos de seca intensos.
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, alerta que os avanços dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da cidade contribuem para minimizar os efeitos provocados pelas altas temperaturas, além de ter relação direta com a preservação das matas ciliares de córregos e rios que, quando recompostas, fazem a captura do CO₂ e garantem a preservação dos mananciais, prevenindo a ocorrência de erosão do solo, por exemplo.
A concessionária desenvolve um intenso trabalho de revitalização e preservação dos rios e córregos da cidade. Atualmente o indicador de coleta de esgoto já atinge 77%, e o índice de tratamento de esgoto já avançou desde o início da operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória, de 0% para os atuais 35%.
Porém, apesar do avanço dos indicadores nos últimos anos, a concessionária alerta que para a efetiva despoluição dos córregos e rios, é fundamental a participação da população em ações de preservação do meio ambiente, principalmente com relação à compreensão das suas responsabilidades e mudanças de hábitos coletivos quanto à destinação adequada de resíduos.
“A população deve estar ciente da importância de uma consciência ambiental com relação ao descarte de lixo e consumo desenfreado que contribuem para o aumento do efeito estufa, por meio da emissão de gás carbônico e metano gerado na decomposição dos resíduos sólidos”, destaca Joice Pereira Martins, responsável pela área de meio ambiente da Saneaqua.
Portanto, a empresa destaca a importância de evitar o consumo excessivo e de produtos com embalagens descartáveis, incentivar e promover a reciclagem sempre que possível e evitar o desperdício são ações que reduzem a produção de resíduos e contribuem com a preservação do meio ambiente.
“É fundamental a prática do consumo consciente pela população para evitarmos o aumento da degradação ambiental que resulta em problemas como mudanças bruscas de temperatura, aquecimento global, extinção de espécies, aumento da poluição do ar, diminuição das chuvas, entre outros fenômenos”, reforça Joice.