Saneaqua distribui Relatório Anual de Qualidade da Água
Documento apresenta um resumo dos dados coletados em Mairinque em 2020
Com o objetivo de garantir o direito de acesso à informação sobre a água consumida na cidade, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, elabora anualmente um relatório com um resumo das análises realizadas durante o ano. O documento, que começa a chegar aos clientes a partir da próxima semana, atesta que a água distribuída atende a todos os padrões de qualidade necessários para o consumo humano e pode ser consumida sem qualquer risco.
O relatório, que é entregue pelos agentes comerciais da concessionária junto com a conta de água, descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação nos mananciais, até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, os moradores de Mairinque podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que recebem e consomem em seus imóveis.
A tecnologia utilizada pela Saneaqua controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água. A concessionária controla também, de forma criteriosa e detalhada, a qualidade dos mananciais das cidades, onde atua durante todo o ano.
O relatório com os dados de 2020 é distribuído em um folheto. A entrega cumpre o Decreto Federal nº 5.440/2005, a Portaria de Consolidação nº 5 de 28 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde e a Lei 8078/1990, que estabelecem as características da água de sistemas de abastecimento e institui meios de divulgação ao consumidor.
“Este relatório é importante para que os mairinquenses tenham conhecimento de todo o controle feito pela empresa para oferecer uma água segura, sem riscos à saúde”, afirma Rodrigo Dias, diretor regional de operações da Saneaqua em Mairinque.
Para atingir resultados positivos, a concessionária realiza um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos em tempo real e análises laboratoriais, desde a captação dos mananciais (Fiscal e Carvalhal), passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição. “Em média, são realizadas mais de 744 análises por mês da água produzida; quantidade duas vezes superior em relação ao previsto pela legislação. Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida e nosso respeito com a saúde da população”, complementa Dias.
As informações que constam na publicação e os índices de análises sobre a qualidade da água também estão disponíveis na internet, no link www.saneaqua.com.br, e podem ser consultados mensalmente no link Qualidade de Água.