Saneaqua explica como fazer de forma correta a ligação de água nos imóveis
Saiba quais os requisitos e documentos que devem ser providenciados antes da solicitação do serviço
A chegada da água até as torneiras dos imóveis é o fim de um longo processo de captação, tratamento e distribuição realizado diariamente pela Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque. Mas, para que isso seja possível e para que a água chegue com qualidade e garantia de sua potabilidade, é preciso que os imóveis estejam corretamente ligados à rede de abastecimento.
A concessionária só consegue disponibilizar a água se a ligação for realizada de maneira correta, já que a tubulação da Saneaqua não adentra as propriedades privadas. Por isso, fazer a ligação de maneira correta é essencial.
O que fazer antes de solicitar a ligação de água?
Antes de solicitar a ligação de água é necessário certificar-se de que o hidrômetro esteja abrigado em uma caixa de proteção. A caixa deve ser instalada no lado alto do terreno, em uma estrutura de alvenaria, devidamente nivelada, e sua base deve ter entre 0,70 cm até 1 metro de altura do terreno. No caso de prédios, a medição pode ser feita de duas formas: de maneira coletiva ou individual. Para os imóveis com medição individual, é necessário instalar um hidrômetro para cada residência.
Em seguida, é necessário instalar o tubo corrugado na parede do imóvel. Ele interliga a caixa padrão à rua e deve estar 15 centímetros abaixo do terreno. Um registro controlador também deve ser instalado na tubulação que interliga a caixa de proteção do hidrômetro ao imóvel. O registro deve ser colocado na parte externa da caixa, mas ainda dentro do terreno ou lote.
A partir disso, a concessionária executa a ligação de água no imóvel e instala o hidrômetro que mede o consumo em tempo real, sendo um aliado no acompanhamento do gasto mensal.
Quais são os documentos necessários para solicitar a ligação?
Para solicitar a ligação de água, reúna a documentação abaixo e entre em contato com a Saneaqua pelos canais de atendimento digitais da Concessionária, disponíveis 24hs por dia nos sete dias da semana, pelo site da concessionária www.saneaqua.com.br ou via o 0800 771 0001.
No horário comercial, também é possível solicitar o atendimento via Facebook (facebook.com.br/saneaqua) ou de forma presencial na loja localizada na rua R. Prof. José Pinto do Amaral, 401 - Jardim do Cruzeiro. O funcionamento da loja de atendimento é de segunda a sexta, das 10h às 16h.
· CPF e RG ou outro documento equivalente com foto (CNH ou carteira profissional)
· Escritura pública; ou
· Matrícula do Registro de imóvel; ou
· Carnê do IPTU; ou
· Contrato particular de compra e venda ou locação (que contenha o número de
· matrícula do imóvel).
O valor a ser pago para realização do serviço pode ser consultado no site da Saneaqua - www.saneaqua.com.br/tabela-de-servicos