Saneaqua finaliza comissionamento da Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, finalizou o comissionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, localizada no bairro Jardim Vitória, e que elevou o índice de tratamento do município de 0% para 35%.
“O comissionamento foi uma fase de testes, que durou cerca de um ano, e no qual foi possível realizarmos a conferência e a avaliação de todos os componentes do sistema que foram instalados, para garantirmos que eles estão operando de acordo com o que foi projetado”, explica Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua.
É nesta fase também que se inicia a ambientação do meio biológico, necessária para o tratamento nesse tipo de sistema.
A estação, que iniciou sua operação em novembro de 2021, tem capacidade para tratar 45 litros de esgoto por segundo e conta com a tecnologia UBOX, que combina alta eficiência de tratamento biológico de esgoto com purificação de biogás.
O sistema oferece um processo de tratamento do esgoto em quatro etapas: tratamento anaeróbio na ausência de oxigênio, tratamento aeróbio suplementar com aeração, clarificação secundária e purificação de biogás, garantindo a melhora na qualidade dos córregos e cursos d´água que cortam a cidade, além de promover uma redução nos índices de doenças relacionadas à falta de saneamento básico.
A ETE é responsável por tratar todo o esgoto gerado nos bairros Vila Sorocabana, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança, Jardim Vitória e parte do Jardim Cruzeiro. Cerca de 1,49 milhão de litros de esgoto são tratados por dia no município e deixam de ser lançados in natura em rios e córregos. Com isso, o ribeirão Varjão, que deságua no rio Sorocaba, já apresenta melhoria na qualidade das águas que correm por seus leitos.
“É um avanço muito importante para os moradores com impactos positivos nos âmbitos sociais, econômicos e ambientais. E é um compromisso e preocupação da Saneaqua garantir o acesso ao saneamento, assegurando a preservação dos recursos hídricos e a qualidade de vida da população”, complementa o gerente.