Saneaqua inicia operação da primeira Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque
A Saneaqua iniciou a operação da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mairinque, localizada no bairro Jardim Vitória. A estrutura está em fase de testes e comissionamento. Com investimentos de R$ 12 milhões, a estação tem capacidade para tratar 45 litros de esgoto por segundo na etapa inicial e conta com a tecnologia UBOX, que combina alta eficiência de tratamento biológico de esgoto com purificação de biogás.
O sistema oferece um processo de tratamento do esgoto em quatro passos: tratamento anaeróbio na ausência de oxigênio, tratamento aeróbio suplementar com aeração, clarificação secundária e purificação de biogás, garantindo a melhora na qualidade dos córregos e cursos d´água que cortam a cidade, além de promover uma redução nos índices de doenças relacionadas à falta de saneamento básico.
Chamada de Estação de Tratamento de Esgoto Vitória, o funcionamento da nova estrutura vai proporcionar benefícios econômicos, sociais e ambientais para a cidade e para a região, pois acolhe afluentes do Ribeirão Varjão, que deságua no Rio Sorocaba.
A nova estação faz parte da primeira fase de intervenções para ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Mairinque e vai propiciar a coleta, afastamento e tratamento de todo o efluente gerado nos bairros Vila Sorocabana, parte do Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança e Vitória, o que equivale a 40% do esgoto gerado em todo o município.
Vale destacar que, em conjunto com as obras da ETE, a concessionária também realizou investimentos complementares de R$ 30 milhões para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário com a implantação de redes de esgoto, coletores e linhas de recalque, assim como as obras para instalação de cinco novas estações de bombeamento de esgoto, nos bairros Residencial Parque, Nova Mairinque, Vila Sorocabana, Vitória e Jardim Cruzeiro.
“Para a Saneaqua, o saneamento é o ponto de partida para uma vida mais digna e sustentável. O tratamento de esgoto muda a realidade de um município e de toda a população que nele reside. Por isso a operação dessa nova estação é um marco para a cidade e também para a empresa”, destaca Rodrigo Dias, diretor de operações da concessionária.