Saneaqua irá implantar estações elevatórias para tratar o esgoto de Mairinque
As obras de Saneamento Básico em Mairinque seguem em ritmo acelerado. Além da implantação de redes de esgoto em ruas e avenidas do município, a concessionária também irá implantar 12 estações elevatórias, que no futuro possibilitarão levar o esgoto da população para tratamento na estação do Jardim Vitória.
As Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) são necessárias quando as tubulações de esgoto estão muito abaixo do solo, seja pela baixa declividade do terreno ou pela necessidade de se transpor uma elevação. Com isso, esses equipamentos auxiliam a bombear o fluxo de esgoto para um nível mais elevado.
As EEE abrigam motobombas (conjuntos de motor e bomba) e tubulações hidráulicas, responsáveis pela elevação da cota do esgoto até o ponto em que poderá seguir por gravidade até o destino final. Devem ser usadas em trechos em que, por motivos técnicos e econômicos, o esgotamento por gravidade não é possível.
Para a escolha do local adequado à construção de uma estação elevatória, devem ser considerados vários aspectos. Entre eles, as dimensões do terreno, o menor custo e a facilidade de desapropriação, a disponibilidade de energia elétrica, a facilidade de extravasamento do esgoto em condições de eventuais paralisações e o menor trajeto possível da tubulação de recalque.
O projeto da EEE deve atender as normas das companhias de saneamento e as normas gerais, como a ABNT NBR. Os serviços de execução costumam ser medidos por unidade e separadamente (edificação, instalação das tubulações e das motobombas, entre outros). E sua manutenção deve verificar o funcionamento dos conjuntos elevatórios, bombas – que devem funcionar alternadamente - e emanação de odores.