Saneaqua realiza obra de substituição de redes de água no Distrito de Moreiras para modernização do sistema
Intervenção é parte de um cronograma de obras da concessionária que prevê a substituição de três quilômetros de tubulações até o final deste ano em toda a cidade.
Com o objetivo de modernizar o sistema de distribuição de água e contribuir para o combate às perdas em Mairinque, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da cidade, realizou no início deste mês a substituição de 200 metros de redes de água no Distrito de Moreiras.
A obra é parte de um programa de combate às perdas de água que inclui, além da troca de tubulações, a criação de novos setores de medição e a continuidade das atividades de localização de vazamentos não visíveis, todas realizadas com o objetivo de aumentar a disponibilidade de água para os moradores da região. “O Distrito de Moreiras está envolvido em um extenso cronograma de melhorias que prevê, além de substituições de redes, a perfuração de um novo poço, que já está em andamento, para garantir a regularidade do abastecimento e fornecimento de água na região”, informa Rodrigo Dias, diretor de Operações da Saneaqua.
As intervenções no bairro contam com investimento de R$ 660 mil e vão ampliar o fornecimento de água para 1.600 moradores. As novas tubulações que foram implantadas são de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e com baixo efeito de incrustação, além de ser de fácil manuseio e instalação, com perspectiva de durabilidade superior a 50 anos.
As perdas de água nos sistemas de abastecimento correspondem, basicamente, à diferença entre o volume total de água captado e produzido nas estações de tratamento, combinado à soma dos volumes medidos nos hidrômetros instalados nos imóveis da cidade. A diferença entre o que foi produzido e o volume medido representa as perdas de água no sistema de distribuição; significa que a água, de alguma maneira, foi desperdiçada, seja por vazamentos, por falhas no sistema de medição ou até por ligações clandestinas. Neste ano, Mairinque atingiu o menor índice de perdas de água em 11 anos. O índice, que era de 56%, está em 27,6%.
“Como parte das medidas contra o desperdício, até o fim de 2021, a previsão é que três quilômetros de tubulações sejam substituídos em todo o município de Mairinque para a melhoria do abastecimento”, explica Dias.