Saneaqua reduz pressão nas redes de distribuição de Mairinque por conta da estiagem
Níveis dos mananciais que abastecem parte da cidade estão em estado crítico; concessionária pede apoio da população para consumo consciente
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de saneamento de Mairinque, reduz, a partir deste domingo, dia 11, a pressão nas redes de distribuição de água da cidade em decorrência do severo cenário de estiagem. Os níveis dos mananciais Fiscal e Carvalhal, que abastecem 50% do município, estão críticos e a empresa faz apelo pelo uso racional da água por parte da população. O objetivo da redução de pressão nas redes de distribuição é preservar os recursos hídricos da cidade. Trata-se de uma medida preventiva para combater os efeitos da estiagem e vai ocorrer até se ter um equilíbrio entre a oferta de água pelos dois mananciais e o consumo.
Mairinque é abastecida a partir de duas captações superficiais, Fiscal e Carvalhal, e mais 19 poços subterrâneos. As captações superficiais abastecem 50% do município e os poços os outros 50%. A represa Fiscal está 99%% abaixo do volume habitual para captação, já a Carvalhal, 37% abaixo. Os poços que complementam o abastecimento da cidade estão com 42% de suas capacidades. A concessionária adicionou mais uma bomba no sistema no mês de maio para manter a captação e a distribuição de água para a população.
A manobra operacional de redução da pressão da água nas redes de distribuição poderá afetar os bairros abastecidos pelas captações superficiais, o que equivale a 50% do município. Os bairros que poderão ser impactados são: Centro, Sorocabana, CDHU, São Camilo, Jardim Cruzeiro, Cecap, Residencial Parque, Flora, Chácara Flora, Nova Esperança, Nova Mairinque, Jardim Vitória, Arco Íris, Santa Amélia, São José, Reneville, Waldez, Jardim dos Ipês e Três Lagoinhas.
A empresa reforça que, diante da severa estiagem vivenciada em toda a região, é importante e urgente que a população faça o consumo consciente da água, priorizando o uso para necessidades de alimentação e higiene pessoal. Outras atividades como lavar calçadas e carros, por exemplo, devem ser adiadas ou substituídas pelo uso de água reaproveitada. A Prefeitura de Mairinque sancionou a lei Nº 3.879 / 2021 em que constitui desperdício de água o consumo desnecessário ou a negligência no seu aproveitamento e estipulou que o desperdício de água configura infração para a qual ficam estabelecidas penalidades como advertências e multas, a depender do caso.
Em Mairinque, o consumo médio por habitante/dia no período de janeiro a julho deste ano foi de 164 litros de água, o que significa que cada pessoa tem consumido, pelo menos, 54 litros a mais por dia que os 110 litros recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como os necessários para atender as necessidades de consumo e higiene.
Plano de Contingência e campanha de conscientização
A concessionária vem atuando desde 2020 com um Plano de Contingência. São ações que envolvem a modernização de aproximadamente 1km de novas tubulações de água em diversos pontos da cidade, obras no distrito de Moreiras com a perfuração de novo poço de captação de água que beneficiou 1.600 moradores de 700 famílias que residem na região. No total, foram perfurados 204 metros de profundidade para construção do novo poço, além de feita a implantação de uma adutora com 2.600 metros de extensão e 110 milímetros de diâmetro, que tem como função interligar o novo poço ao sistema de distribuição de água já existente na região.
A empresa também executou obras no distrito Dona Catarina e um programa de combate às perdas de água que já diminuiu o indicador que era de 56% no início da concessão em 2010, para o atual índice de 27,3%.
Em 2021, a empresa também instalou uma bomba suplementar na captação do Fiscal, o que permite captar a água em níveis muito abaixo do canal de entrada do poço de sucção da estação elevatória de água bruta.
Além dessas ações, a empresa realiza a campanha “Jogando junto pela água” para incentivo ao consumo consciente, que conta com o site www.jogandojuntopelaagua.com.br, divulgações por SMS e em redes sociais, uso de carros de som, além da distribuição de folhetos informativos sobre o tema. O objetivo é incentivar a população a fazer o consumo consciente. Informações sobre os volumes de chuvas e o nível do manancial da cidade podem ser consultadas na página da campanha, que é atualizada semanalmente.