Saneaqua utiliza nova tecnologia para desinfecção da água
Pensando no cuidado com o meio ambiente e buscando proporcionar mais segurança na operação, a Saneaqua, concessionária dos serviços de água e esgoto de Mairinque, passou a utilizar um sistema de geração de cloro líquido a partir do sal na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cruzeiro. O produto substitui o cloro gás que era usado anteriormente e que apresentava possível risco aos operadores, população próxima e meio ambiente em caso de acidente.
Testado desde outubro de 2014, o sistema Hidrogeron está em pleno funcionamento desde maio deste ano, eliminando riscos no transporte, armazenamento, manipulação e aplicação de cloro na água.
Para a modernização do sistema de desinfecção da água foi necessária a aquisição de um gerador de cloro, com capacidade para produzir 100 kg de cloro ativo por dia e um reservatório para armazenamento de 6 mil litros de hipoclorito de sódio. A tecnologia consiste na quebra das moléculas de sal (cloreto de sódio) através da passagem de corrente elétrica em uma solução de sal e água, gerando o hipoclorito de sódio, que é utilizado na desinfecção da água distribuída no município. O processo é simples e seguro.
Nova Tecnologia para tratamento de água
A qualidade da água continua a mesma, obedecendo a todos os parâmetros de potabilidade. A concentração de cloro é monitorada desde a saída do tratamento até nos pontos de distribuição mais distantes. Rosemeire Pagni, diretora da Saneaqua, destaca que a segurança e automatização do processo proporcionada pelo gerador foi fator decisivo para substituição do sistema antigo . “A água tratada na ETA continuará sendo analisada 24 horas por dia, de forma segura, prática e moderna”, reforça.